terça-feira, 27 de março de 2012

Ministério da Saúde inicia procedimentos de cirurgia robótica - É o SUS com tecnologia de ponta

A revolução tecnológica chegou ao Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) por meio da cirurgia robótica em pacientes oncológicos. Na primeira etapa, foi priorizada a clínica de cabeça e pescoço, pelo fato de essas cirurgias resultarem um alto índice de mutilações, nos casos mais graves, quando utilizado o método convencional.
Com o robô, grandes cortes, cicatrizes profundas, hemorragias severas e dores pós-operatórias serão minimizadas pela técnica que possibilita movimentos minuciosos e rotações em 360º na retirada de tumores malignos. Além disso, as possibilidades de complicações no pós-operatório são menores. Até o momento, seis pacientes foram submetidos com sucesso ao novo procedimento.

Leia mais em: http://www.blog.saude.gov.br/ministerio-da-saude-inicia-procedimentos-de-cirurgia-robotica/

3 comentários:

  1. Pena que os outros 7.000 hospitais SUS não recebe o mesmo investimento que esses centros de referência como INCA, INCOR e Grupo Hospitalar Conceição que atendem pel o SUS, mas possuem uma Gestão que não está engessada nas falhas do sistema e recursos financeiros que os outros gestores não dispõe.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acho válido, simplesmente pelo fato dessa tecnologia já estar sendo implantada no Sistema Único de Saúde, o que significa que no futuro podemos ter essa em mais hospitais. Por ser um equipamento caro, entendesse perfeitamente o fato de ser implantada em centros de referência.

    ResponderExcluir