quarta-feira, 11 de junho de 2014

Nurse Education and NHS

Estive em uma reunião com o Dr. Mark Jones, um entusiasta pela pesquisa na área de educação em Enfermagem. ( Mark Jones Profile ).

O Dr. Mark representa a Universidade e a Enfermagem Britânica em diversas cadeiras de órgãos como o NHS (National Health Service) o equivalente ao SUS aqui na Inglaterra. Ok, o equivalente melhorado em alguns aspectos... por exemplo, no aspecto interação com o ensino e formação em saúde.

Todos os alunos da área da saúde recebem suporte do NHS para realizar seu curso. A City University e uma Universidade autárquica como a maioria das Universidades do Reino Unido. As instituições de ensino são suportadas pelo governo e pelas taxas escolares cobradas dos alunos que ironicamente, muitas vezes são subsidiadas pelo governo, como no caso da área da saúde...

O currículo do curso de Enfermagem, o numero de vagas ofertadas em cada ano bem como as atividades praticas são todas geridas de perto por representantes do NHS.

Brilhante a iniciativa do professor Jones, que atendendo ao NHS desenvolveu e implantou um documento único de avaliação para o período de pratica dos estudantes. Os alunos inserem-se nos diversos serviços de saúde do NHS e são orientados e avaliados pelos Enfermeiros dos serviços. Sim, eu perguntei e eles não recebem nada mais em seu salario por isso... faz parte das atribuições do Enfermeiro o ensino, e na grande maioria não ha dificuldades neste processo!!!

Todos podem receber nas Universidades um treinamento para Mentor.



Estou fazendo um resumo um pouco indelicado de tudo que absorvi referente ao sistema de ensino em saúde do pais, teria muito mais a dizer, mas estou com o currículo em mãos e espero poder discuti-lo em tempo apropriado. Este e outro aspecto relevante, o pais todo segue as mesmas diretrizes! Podem haver diferenças de estrutura curricular, mas não de diretrizes...

A avaliação também é por competências e o blended learning, ou o ensino combinado com uso do Moodle e ensino presencial é a tônica principal do currículo.

O resultado??? Enfermeiros com autonomia e um Sistema de Saúde consolidado nas diferentes bases de atenção.

A base e formação são essenciais! Um post rápido, para reflexão sobre ensino integrado ao Sistema de Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário